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Idade Média dos Estoques, Adequando-se Representa mais R$ em Caixa

2012-09-20 07:31:30

Idade Média dos Estoques, Adequando-se Representa mais R$ em Caixa

É sabido do Custo do Dinheiro. Este como sendo um dos Bens mais caros que se pode adquirir e manter, ainda mais no Brasil ainda com altas taxas de Juros anuais, e toda as ineficiências do Sistema Tributário, e de Infra-Estrutura em Geral.

Assim os Estoques, ou Inventários de Materiais ou Mercadorias para Revenda, onde está aplicado um grande montante do Dinheiro que a empresa tinha, passa a ser tão importante a sua Gestão, como se fosse ele um Fundo Monetário.

Vejamos que na maioria da vezes a Empresa tomou o Dinheiro em Moeda, comprou Materiais/Produtos, pagou em Dinheiro o Fornecedor, e entretanto o Valor com alta liquidez que era o Dinheiro, foi trocado pelo Estoque que esta em Quarto lugar em termos de Liquidez, pois na ordem Contábil em Primeiro temos os saldos em Caixa e Bancos, em Segundo temos as Aplicações Financeiras, em Terceiro temos as Duplicatas a Receber, e em Quarto lugar os Estoques.

Daí a extrema Importância do Controle dos Níveis adequados dos Estoques, e uma Ferramenta poderosa para tomada da medição é a chamada Idade Média dos Estoques.

A Idade Média dos Estoques, é o número médio de dias que leva para uma empresa vender um produto que mantém atualmente como inventário para os consumidores. A fórmula para calcular a idade média do estoque em numero de dias é CME / Anualizado CPV x 365, onde CME é o custo médio do estoque em seu nível atual e CPV é o custo dos produtos vendidos anualizado, multiplicado pelo número de dias em um ano.
Também pode ser referido como "dias de venda de estoques."

A elevada idade média dos estoques pode indicar que a empresa não está gerenciando bem seu inventário ou que tem uma quantidade substancial de bens que estão se provando difícil de vender. A idade média dos estoques pode ajudar os agentes tomarem decisões de compra de compra e ajudar os gestores a tomar decisões de preços (por exemplo, dar desconto sobre o inventário existente ou transportar seus produtos e assim aumentar o fluxo de caixa).

Quanto maior a Idade Média do Estoque, maior a sua exposição ao risco de obsolescência, ao o risco de que os produtos Estocados perderão seu valor em um mercado altamente volátil e concorrido como é o de hoje. A Gestão da Idade média do Estoque é fundamental em indústrias com vendas rápidas e ciclos de produto curtos.
Embora seja de cálculo relativamente simples e fácil, é um indicador utilizado para analisar a eficiência
Dinheiro empatado no inventário sentado em suas prateleiras representa os fundos que não os têm convenientemente disponíveis para despesas com a produção, força de vendas e folha de pagamento. Em geral, quanto menos tempo que leva para você entregar o seu inventário, mais terá dificuldades de fluxo de caixa e menos dinheiro você vai encontrar. Reduzir a idade média do estoque envolve no sentido ter exatamente o que seus clientes provavelmente vão comprar, como tembém bem como o ritmo de suas compras.
Assim as Empresas precisam ter no Estoque a quantidade certa, ao tempo e ao mix em que os Clientes vão comprar, e não em Altas Quantidades, ou seja, Elevadas Quantidades de Estoque não Alavancam Maiores Vendas, mas sugam o Fluxo de Caixa das Empresas.

Algumas Ações que se adotadas reduzem a Idade Média dos Estoques das Empresas
Passo 1
Olhar para as vendas e registros de compra para identificar seus produtos mais vendidos. Faça uma lista do inventário você tem na mão, e se referem a faturas de vendas para calcular quanto tempo cada item tem sido na sua prateleira. Futuras encomendas ritmo para acompanhar a demanda em curso, mas resistir à tentação de comprar mais do que precisa. Controle a sua compra, mesmo se um item está à venda ou se você tiver a oportunidade de tirar vantagem de um desconto de volume.
Passo 2
Aparar as suas ofertas para desenvolver uma seleção mais limitada de itens que vendem de forma constante ao invés de uma ampla seleção de itens que inclui alguns que não se movem. Descontar todos os produtos que você tinha em mãos muito mais do que a quantidade de tempo que normalmente leva a sua Empresa para entregar o seu inventário. Vender esses itens com desconto para livrar o seu estoque de itens que levam muito tempo para vender.
Passo 3
Desenvolver um sistema de rastreamento de ponto-de-venda para determinar quanto tempo você teve itens na mão. Reveja essas informações regularmente para ficar a par das mudanças na demanda, especialmente se você trabalha em uma indústria como a do vestuário, em que a mudança gostos e modas. Preste atenção especial às variações sazonais, como a demanda por roupas quentes durante os meses de inverno, e taper off sua compra no final de cada ciclo de varejo.
Passo 4
Negociar com fornecedores para permitir que você retorne o produto não vendido. Tal arranjo tende a ter maiores benefícios para os varejistas do que para os atacadistas, então você é mais provável a criação de um mecanismo de retorno se você oferecer algum benefício para o atacadista, como uma vontade de sua parte para pagar preços mais altos ou assumir mais riscos em relação à linha de produtos que vai oferecer aos seus clientes.

Consultor Responsável:

Roberto da Silva Junior – Tim, casado, dois filhos, é Administrador de Empresas e Contador, Diretor Financeiro, Controller e Contador Ativo, Pós-Graduado em Filosofia, Professor Universitário, iniciou a carreira como bancário e culminando com larga experiência em Ambiente Empresarial, e atuado por 36 anos em Empresa Multinacional da Indústria e Comércio de Grande Porte.

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